Duas vezes por ano, durante a primavera e durante o outono, pode acontecer a interferência solar no sinal da TV via satélite, devido a um fenômeno denominado Sun Outage, falhas solares.
A interferência solar é uma interrupção no sinal da TV via satélite. Ela é causada por que a radiação solar interfere nas microondas enviadas pelo satélite até a sua antena parabólica.
Esta interferência afeta a sua antena no exato momento em que o sol está formando uma linha direta entre o satélite de comunicações e a sua antena parabólica.
Quando isto ocorre a radiação enviada pelo sol é mais forte que as microondas que são enviadas pelo satélite para a sua antena parabólica, então o antena parabólica passa a refletir para dentro do LNBF a radiação solar ao invés de somente as microondas enviadas pelo satélite.
Depende de alguns fatores como a posição do sol atrás da antena e se está acontecendo algum evento no sol que o faça emitir maiores quantidades de radiação no momento em que ele está interferindo no sinal da sua antena parabólica.
Mas o normal é que a interferência solar dure alguns minutos, que é o tempo total de o sol passar exatamente por trás do satélite que você está captando em relação à sua antena parabólica.
Com a interferência solar a televisão vai ficar totalmente fora do ar?
Pode acontecer, mas o mais comum é que ela apenas interfira na qualidade da imagem e do som que você está assistindo, causando os famosos congelamentos e picotamentos.
Este ano ainda vai ter interferência solar?
Sim, há previsão de que ocorra mais alguns eventos de interferência solar neste ano, entro o começo e o final deste mês de setembro, o satélite StarOne C2, por exemplo, está bastante susceptível a interferências solares.
TEXTOS: gps pezquiza
PARTICIPE DO GRUPO E PÁGINA CLUBE AZ BRASIL NO FACEBOOK.
GRUPO: WWW.FACEBOOK.COM/GROUPS/CLUBEAZBRASILOFICIAL
PÁGINA: WWW.FACEBOOK.COM/CLUBEAZBRASIL
CLUBE AZ BRASIL – SEU MUNDO DIGITAL