FAQ: É possível sintonizar canais analógicos em VHF em um Receptor Digital Terrestre?

No momento não há conversor digital terrestre à venda no mercado brasileiro que também capte o sinal da tv analógica com transmissão terrestre, ou seja, Se você quer assistir à tv analógica terrestre e à tv digital terrestre você precisa sintonizar esses meios em diferentes aparelhos.

A questão não é a impossibilidade de se produzir um aparelho deste tipo, que recepcione os dois tipos de transmissão, é mais uma questão econômica, já que ao se usar um receptor digital terrestre teoricamente estará se ligando este conversor digital terrestre a uma TV – tela – que já é preparada para a recepção da tv analógica, ou que só é preparada para a recepção da tv analógica.

Pelo menos a maior parcela de usuários de um receptor de tv digital terrestre o irá usar desta maneira, ligado a uma tv de tubo que é naturalmente equipada com um receptor de tv analógica ou então a uma tv de tela plana mais antiga que não vinha de fábrica com conversor digital terrestre.

Há no entanto uma pequena parcela que liga este receptor de tv digital terrestre em um monitor de computador por exemplo, com entrada HDMI, ou em um projetor de vídeo, e então fica com somente a opção de tv digital terrestre e sem poder captar os canais que ainda estão na tv analógica.

Muitos leitores podem estar pensando: Ora, pra que captar tv analógica se a tv digital terrestre está aí e é muito melhor de imagem e som?

Acontece que em uma grande parcela de cidades do Brasil ainda não há a digitalização de todos os canais que são transmitidos naquela cidade e se a pessoa só tem um receptor de tv digital terrestre e nenhum meio de captar a tv analógica – num celular com tv digital por exemplo – ela fica limitada a assistir somente os canais que estão digitalizados, perdendo canais regionais e até mesmo religiosos entre outros tipos de canais de interesse local e até de redes nacionais de menor audiência.

Diante de um questionamento destes também é interessante atentar ao fato de que quando compramos o aparelho chamado de televisão estamos na realidade comprando a junção de dois aparelhos, uma tela e um receptor de tv.

A tela necessita de um aparelho que capta o sinal da emissora de televisão em um determinado meio e lhe envia este sinal, o mais comum é que as telas de televisão que compramos nas lojas sejam equipadas atualmente somente com a recepção para tv digital terrestre, já que a tv analógica terrestre aqui no Brasil já começou a ser desligada em algumas regiões do país e em pouco tempo será totalmente desligada tornando os receptores de tv analógica terrestre totalmente desnecessários em nosso país.

Outra questão que há de se atentar em termos de tecnologia de recepção de tv é que há outros fortes meios de recepção de sinal de tv que também necessitam de seus receptores específicos e que alguns destes receptores já fazem partes de televisões mais atuais vendidas ou não no Brasil.

Outros meios de recepção de TV:

Satélite – onde ainda haverá tv analógica por um bom tempo e também haverá tv digital, no Brasil não é possível comprar aparelho de televisão com receptor de satélite integrado mas este tipo de televisor está a venda no Paraguai, na Europa e na Ásia.

Internet – que é um meio de transmissão de televisão já consolidado e que já faz parte das tvs mais modernas vendidas aqui no Brasil, as Smart TVs, onde já é possível assistir alguns canais ao vivo e muito conteúdo pré gravado através de vídeo on demand.

Cabo – que vem a ser o meio mais antigo pelo qual foi propagada a televisão e em que cuja recepção analógica fazia parte até mesmo das mais modernas antigas tvs de tubo mas que no entanto se tornou um tipo de receptor obsoleto para ser integrado nas televisões mais comerciais por conta da criptografia implementada nas tvs à cabo.

Estes são os três tipos mais comuns, mas é claro que existem outros e eu coloquei aí um panorama bem resumido da recepção de tv atual, mas com certeza é um assunto que rende ainda uma boa discussão.

Crédito: Gps Pezquiza